Palavra do Presidente

A história da ACIM faz parte da história de Macaé!

Desde sua fundação, a Associação Comercial e Industrial de Macaé possui um papel fundamental na economia e desenvolvimento do município, nos mais variados sentidos.

Nos últimos 100 anos, a ACIM sempre participou das principais ações/eventos da nossa cidade, como por exemplo a Reativação do canal Macaé x Campos para o transporte de cargas em 1920; a primeira agência bancária do município, o Banco do Brasil, iniciou seu funcionamento no prédio da ACIM; ajudamos na implantação do 9º Grupamento de Bombeiro Militar; plantamos a semente da primeira Feira Brasil Offshore, em 2000; em 2001, contribuímos para implantação do 32º Batalhão de Polícia Militar; dia 30 de novembro de 2015 recebeu o Título de Utilidade Pública Estadual; entre outros acontecimentos importantes.

Destacando esses pontos, conseguimos entender um pouco da importância da ACIM diante de reivindicações e decisões que possuem relevância para a sociedade como um todo, não somente para o setor empresarial. Com isso, ganham os nossos associados, que foram beneficiados com diversas conquistas nos últimos anos, como a ampliação dos serviços oferecidos pela instituição e a assinatura de convênios e parcerias, além da elaboração de campanhas para o fortalecimento do comércio local.

Gerir a ACIM prestes a fazer 100 anos e um ano antes deste marco histórico foi um grande desafio, mas que aceitamos com muita honra e felicidade por ter a oportunidade de contribuir de alguma forma para esta importante instituição sem fins lucrativos, que tanto auxilia o empresário em nosso município. Esta é uma função que muito nos exige, por ser um trabalho de doação, porém o aprendizado e a experiência adquiridos têm sido extremamente gratificantes e enriquecedores, tanto para a ACIM como para a minha vida profissional fora da instituição.

Em nome de toda a diretoria, gestão 2016, afirmo que para nós é uma grande alegria poder registrar nossos nomes na história desta instituição a qual tanto admiramos e hoje ajudamos a crescer.

Iniciamos o centenário com o sentimento de renovação. Hoje temos uma entidade organizada e preparada para atender às demandas do setor empresarial. Nosso quadro de funcionários está capacitado e estamos cada vez mais atentos às necessidades dos nossos associados. Estamos preparando a instituição para os próximos 100 anos, com a certeza de que estamos no caminho certo.

Agradecemos a todos que fizeram parte da ACIM em algum momento de sua história: ex-presidentes, ex-diretores, ex-funcionários. E aos que hoje fazem parte da Associação Comercial e Industrial de Macaé, nosso muito obrigado pela dedicação e empenho diários.

Antonio Martius Gondim
Presidente da ACIM